Máquinas elétricas rotativas: geradores

Os geradores elétricos são diferenciados de acordo com o tipo de corrente que produzem. Existem dois grupos principais de máquinas elétricas rotativas: alternadores e dínamos.

Os alternadores geram eletricidade em corrente alternada. O elemento indutor é o rotor e a armadura é o estator. Um exemplo são os geradores das centrais elétricas, que transformam energia mecânica em energia elétrica alternada.

tipos de geradores de energia em residências

Os dínamos geram eletricidade em corrente contínua. O indutor é o estator e a armadura é o rotor. Um exemplo é a luz de uma bicicleta, que é acionada ao pedalar.

Máquinas elétricas são dispositivos capazes de transformar energia elétrica em qualquer outra forma de energia. As máquinas elétricas podem ser divididas em:

Máquinas elétricas rotativas, compostas por peças rotativas, como dínamos, alternadores e motores.

Veremos o grupo de máquinas rotativas, que são motores e geradores. As máquinas elétricas rotativas são reversíveis e podem funcionar de duas maneiras diferentes:

Como motor elétrico: Converte energia elétrica em energia mecânica.

As máquinas elétricas podem ser divididas em máquinas rotativas e estáticas. Neste caso vamos olhar para o grupo de máquinas rotativas, que são motores e geradores.

Todas as máquinas rotativas são compostas por uma parte fixa chamada estator, de formato cilíndrico, e uma parte móvel chamada rotor. O rotor é montado em um eixo que repousa sobre dois rolamentos. O entreferro que separa o estator do rotor, necessário para a máquina girar, é chamado de entreferro.