Expectativas da classe de ativos dado o ambiente econômico

Os investidores mais ativos, no entanto, podem querer escolher a sua própria combinação de ativos ao elaborar uma carteira diversificada que se adapte à sua tolerância ao risco, horizonte temporal e objetivos financeiros. Isto significa que pode tentar capturar retornos excessivos inclinando os pesos da sua carteira para favorecer determinadas classes de ativos, dependendo do ambiente econômico.

quanto o ivvb11 paga de dividendos

Consideremos primeiro o desempenho relativo das ações e títulos, que historicamente têm mostrado uma correlação inversa:

Quando a economia está forte e em crescimento, com um desemprego baixo, as ações tendem a ter um bom desempenho à medida que os consumidores gastam e os lucros das empresas aumentam. Ao mesmo tempo, as obrigações podem apresentar um desempenho inferior à medida que as taxas de juro sobem para acompanhar o crescimento econômico e a inflação. Quando a inflação é elevada, as obrigações de taxa fixa também podem ter um desempenho comparativamente pior se a taxa de cupão for inferior à taxa de inflação.

Quando a economia está a azedar e a recessão chega, o desemprego aumenta e as pessoas deixam de gastar tanto, prejudicando os lucros das empresas. Isto, por sua vez, pode pesar sobre os preços das ações. Mas, à medida que as taxas de juro caem em resposta a uma economia em declínio, as obrigações podem apresentar um desempenho superior.

A maioria dos profissionais financeiros recomenda um mix de carteira composto por ações e títulos, conforme descrito acima. Outras classes de ativos também podem favorecer determinadas condições económicas; no entanto, nem todas as classes de ativos são adequadas para investidores.