Atos e procedimentos, e os principais textos aplicáveis

Os temas abordados são: utilização de perícias, perícias e peritos, perícias civis, realização de perícias, perícias especiais e outras missões (processos sumários preventivos, perícias médicas, perícias financeiras, imobiliário, informática, transportes, incêndio, consultas e conclusões), conhecimentos especializados em jurisdição administrativa, perícia criminal, ética e missões privadas, perícia civil transfronteiriça.

o que é pericia inicial

Este GUIA será útil para especialistas iniciantes e para especialistas mais experientes, bem como para advogados em formação e exercício de advocacia. Com efeito, se o perito e o advogado aplicam os mesmos textos e códigos, e se as suas opiniões podem divergir, não se opõem porque o objetivo das suas ações não é o mesmo, mas é útil que tenham um conhecimento preciso do papel uns dos outros para poderem exercer corretamente o seu.

O que é Perícia Judicial? A palavra judicial vem do latim forensis : público, ao fórum ou discussão pública; argumentativo, retórico, pertencente ao debate ou discussão. Uma definição relevante e moderna de perícia judicial é: relacionada, usada ou adequada a um tribunal. Qualquer perícia usada para os fins da lei é uma perícia judicial. As perícias judiciais são utilizadas em todo o mundo para resolver disputas civis, para aplicar de forma justa as leis criminais e regulamentações governamentais e para proteger a saúde pública. Peritos judiciais podem estar envolvidos sempre que uma análise científica objetiva for necessária para encontrar a verdade e buscar justiça em um processo legal.