Projetor | Datashow é uma nova página na rede pública de educação

Governo paulista investe em Projetor | Datashow para salas de vídeo

“O Projetor | Datashow é uma ferramenta que coloca o educador no século XXI”, afirma o professor de história Marcel Mendes Munis. Desde meados da década passada, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investe na reforma e melhoria da estrutura dos auditórios e salas de vídeo das escolas que compõem a rede de ensino básico. “As aulas se tornam muito mais legais para assistir”, brinca a estudante do 6º ano Renata Fernandes, 11 anos.

Nos últimos quinze anos, o preço do Projetor | Datashow diminuiu consideravelmente, assim como aumentou a qualidade dos produtos disponíveis no mercado. Neste mesmo período, o Estado de São Paulo renovou seus investimentos para melhorar os índices de educação, e além de políticas de valorização do professor, material didático implantação de sala de informática, no projeto “acessa escola”, a estrutura das escolas passou por diversas mudanças.

“Estou na rede desde o início da década de 1990, neste período, vi muitas mudanças, e investimentos por parte do governo, a instalação do Projetor | Datashow faz parte de um projeto de inclusão digital. Mas algumas escolas mais afastadas também deveriam receber o mesmo tipo de atenção, suas comunidades são as mais necessitadas das ações do poder público”, conta o coordenador pedagógico Celso Pereira.

projetor datashow

projetor datashow

Com novas salas, equipadas com Projetor | Datashow, a equipe docente tem à disposição uma sala diferenciada que permite um novo plano pedagógico. “A cada início de ano letivo, na reunião de planejamento, cada professor define, baseado no currículo do Estado de São Paulo, seu cronograma de aulas para o ano todo, e inclui o material a ser utilizado. É nesse momento que ele define os conteúdos e quais deles também podem ser trabalhados na sala de multimidia”, orienta o professor de matemática e física Fernando Escudero.

Segundo ele, inclusive as matérias de exatas podem se aproveitar da estrutura, “há muito material legal no youtube, posso usar excel ou powerpoint. Com o Projetor | Datashow fica mais fácil demonstrar ao aluno os usos práticos daquela fórmula treinada em sala de aula”.

“O professor de geografia sempre usa o Projetor | Datashow nas aulas dele. Mapas, gráficos, animações e até o texto se torna mais fácil de compreender assim do que na lousa”, brinca o aluno Júlio Padilha, do 8º ano do ensino fundamental. “Prefiro, sempre que possível, usar o Projetor | Datashow”, conta o professor de Júlio, Paulo Matiuzzi. “A preparação das aulas fica muito mais fácil, porque o conteúdo que temos nos livros, também temos de forma similar na mídia digital, que permite mesclar muito mais do que texto à aula. Por exemplo, posso ilustrar uma explicação com um vídeo curto, uma música ou uma série de slides”, completa Paulo.

“O acesso à equipamentos como o Projetor | Datashow nas aulas é apenas a ponta do iceberg da revolução tecnológica, esperamos que no futuro, possamos ver este período como o primeiro passo de uma revolução nas escolas públicas brasileiras”, finaliza o historiador Marcel.