Impressora laser colorida

Qual a história por trás da impressora laser colorida?

Voltando ao ano de 1969, um recém-formado chamado Gary Starkweather, que trabalhava no departamento de cópias na Xerox americana, teve uma ideia visionária. Ele pensou em utilizar a nova tecnologia de laser para criar e mudar radicalmente o que se conhecia sobre “impressoras” naquela época. Ele iria varrer a imagem, transferir ela eletrostaticamente, e posteriormente através de um fusor “queimar” pequenas partículas de toner contra um pedaço de papel.

Digamos que muitos diretores da Xerox na época consideraram a ideia de Gary totalmente fora da realidade. Mas Gary não desistiu e uma década depois a primeira impressora laser surgiu. O único problema era que ela era de um tamanho de um carro e seu preço era muito parecido também.

E assim foi criada a impressora laser, que posteriormente teve sua derivação em cores: a impressora laser colorida.

Quais os custos vantajosos de uma impressora laser colorida?

Considere que muitas impressoras laser coloridas de pequeno porte podem ser adquiridas por cerca de R$ 600. Se analisarmos o custo dos toners necessários para impressão comparando ao custo de uma cópia colorida em um centro de cópias por exemplo, o custo de imprimir através de uma impressora laser colorida é cerca de 40% o custo que você irá pagar em um centro de impressões.

Se você está buscando uma alternativa no mercado para comprar ou substituir sua impressora laser colorida, você deve sempre procurar considerar e estimar o custo total de aquisição, ou do inglês: TCO. Com essa linha de pensamento você conseguirá comparar a realidade de impressão entre uma impressora jato de tinta e uma laser por exemplo.

impressora laser colorida

Muitas pessoas confundem-se e acreditam que os custos de impressão de uma jato de tinta pode ser menor do que o de uma impressora laser colorida. Isto é até verdade se você costuma imprimir poucas páginas por mês. Porém, se você possui uma necessidade de digamos, mais de 500 páginas impressas/mês o custo de uma impressão jato de tinta se torna muito alto pois você terá que trocar muitas vezes seus suprimentos para realizar esse volume de impressão.

E se formos considerar um pequeno escritório, 500 páginas por mês é um volume muito baixo, portanto até mesmo para uma pequena empresa as vantagens em custo de uma impressora laser colorida são maiores.

Avalie, leia, compare. Faça sua “lição de casa” antes de escolher uma impressora para comprar. Com certeza você encontrará o melhor custo x benefício para suas necessidades.